Danças folclóricas: Siriá, Maracatu, Quadrilha junina, Carnaval

O Brasil possui uma riqueza cultural enorme, por mais que eu estude sempre tem alguma coisa que pra mim acaba sendo novidade, isso me deixa encantada. Esta semana no Centro de Mídias foram analisadas 4 danças folclóricas, fiz uma pesquisa para enriquecer minhas aulas pelo Google meet, e fica aqui registrado para meus alunos pesquisarem quando acharem necessário.

Siriá

A dança Siriá faz parte do folclore da cidade de Cametá, que fica lá no Pará. Encontrei a lenda a seguir no site Diário do Amapá.

Contam os estudiosos que os negros escravos iam para o trabalho na lavoura quase sem alimento algum. Só tinham descanso no final da tarde, quando podiam caçar e pescar. Como a escuridão dificultava a caça na floresta, os negros iam para as praias tentar capturar alguns peixes. A quantidade de peixe, entretanto, não era suficiente para satisfazer a fome de todos.

Certa tarde, entretanto, como se fora um verdadeiro milagre, surgiram na praia centenas de siris que se deixavam pescar com a maior facilidade, saciando a fome dos escravos. Como esse fato passou a se repetir todas as tardes, os negros tiveram a idéia de criar uma dança em homenagem ao fato extraordinário. Já que chamavam “cafezá” para plantação de café, “arrozá” para plantação de arroz, “canaviá” para a plantação de cana, passaram a chamar de “síria”, para o local onde todas as tardes encontravam os siris com que preparavam seu alimento diário.

O vídeo a seguir mostra a beleza desta coreografia pelo grupo Sarandeiros.


Maracatu

O Maracatu surgiu em Pernambuco, e existem dois tipos, o Maracatu de Baque Virado (Maracatu Nação) e o de Baque Solto (Maracatu Rural).

Você encontra um pouco mais aqui, no site da Nova escola.

Encontrei no Youtube do Itaú Cultural essa aula da dança para aprender a dançar o Maracatu.


Quadrilha Junina

Ah, quem foi aí que nunca dançou quadrilha heim? É a dança folclórica mais conhecida por nós aqui do interior de São Paulo.

Acontece entre os meses de junho e julho. Esta dança encena um casamento e a dança acontece durante a festa deste casamento.

E como surgiu a festa junina?

Como dançar quadrilha sozinho pra não deixar passar em branco heim? Esse professor ensinou pra nós, aí embaixo ó:


Carnaval

O carnaval vem da Europa e se popularizou no Brasil através dos bailes de máscara e das sociedades carnavalescas.

A festa contribuiu para a popularização do samba e também do desfile das escolas de samba.

Assim, o Carnaval assumiu a posição de maior festa popular do Brasil.


Desfiles das escolas de samba
: Mestre sala e porta bandeira

A dança do mestre-sala e da porta-bandeira surgiu nas Agremiações carnavalescas, e eles deviam defender os símbolos da associação, que era a bandeira.

Essas agremiações eram divididas por bairros, no carnaval cada grupo possuía a sua bandeira denominada de pavilhão, e nos desfiles era comum grupos rivais roubarem a bandeira de outro grupo, que seria uma espécie de troféu.

Por isso a porta-bandeira passou a ser escoltada pelo melhor capoeirista do grupo, que dançava à sua volta e executava golpes de capoeira para proteger a bandeira.

Hoje em dia a dança da porta-bandeira e do mestre-sala evoluiu para giros, acompanhada pelo gingado e rápidos passos sambados do mestre-sala.

Mark Scott Johnson. Flickr. CC BY 2.0. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Unidos_
de_Vila_Isabel.jpg#/media/File:Unidos_de_Vila_Isabel.jpg%20By%20Mark%20Scott%20Johnson%20from%20Sydney,%20Australia%20-%20IMG_2721,%20CC%20BY%202.0,%20https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2400882.
Acesso em: 25 maio 2021.

Vamos tentar responder?

Sobre a dança Siriá, me diga qual a alternativa INCORRETA:

  1. Siriá é o nome do local onde todas as tardes encontravam os siris com que preparavam seu alimento diário.
  2. A lenda diz que um pescador deixava os siris na beira da praia da cidade de Cametá.
  3. Siriá é uma dança em homenagem ao fato extraordinário da aparição dos siris todas as tardes como um verdadeiro milagre, saciando assim a fome de todos.
  4. É uma dança que surgiu na cidade de Cametá que fica no Pará.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora